| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Tyranni |
| Infraordem: | Furnariides |
| Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988 | |
| Parvordem: | Furnariida |
| Superfamília: | Furnarioidea |
| Gray, 1840 | |
| Família: | Dendrocolaptidae |
| Gray, 1840 | |
| Subfamília: | Sittasominae |
| Ridgway, 1911 | |
| Espécie: | D. turdina |
O arapaçu-liso é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae, monotípico.
Seu nome significa: do (grego) dendron = árvore; e do (latim) cinclus = tordo, sabiá; esta palavra tem origem no (grego) kinklos = pássaro não identificado; e do (latim) turdinus, turdina, turdus = como um tordo, como um sabiá. ⇒ (Ave das) árvores, não identificada parecida com um tordo ou (pássaro) das árvores, não identificado parecido com um sabiá.
No passado era considerado conspecífico com o arapaçu-pardo (Dendrocincla fuliginosa), que ocorre na Amazônia.
Mede de 19 a 21 cm. É um arapaçu de tamanho médio, com bico curto. Ao contrário de muitos arapaçus, a plumagem do corpo é basicamente uniforme cor marrom-oliváceo, sem estrias claras ou pintinhas. A cauda possui tom ferrugem suave. As fêmeas costumam ser menores que os machos.
Ave em grande parte insetívora, alimenta-se de uma grande variedade de ártropodes. Pode, eventualmente, capturar outros tipos de presas. A espécie é frequentemente encontrada seguindo formigas-correição, especialmente da espécie Eciton burchelli ou, com menos frequencia, Labidus praedator. Nestas correições pode-se encontrar diversos indivíduos da mesma espécie, pousados a baixa ou meia altura, capturando as presas do sub-bosque afugentadas pelas formigas. São letárgicos e podem permanecer no mesmo local observando o solo em busca de uma presa, a qual captura com um vôo rápido. Pode pousar no solo ou em galhos horizontais por alguns segundos. Também segue bandos mistos, em uma provável adaptação à relativa ausência de movimentação de formigas-correição em dias frios.
Como todos os arapaçus, nidificam em ocos de árvore. Em um dos ninhos estudados haviam 2 ovos brancos. Os filhotes eram tratados por apenas um adulto, possivelmente a fêmea.
Habitam o interior de florestas úmidas primárias e secundárias altas. Quando segue formigas pode também se aventurar nas bordas e clareiras. Também são encontrados em matas de galeria em cerrado, desde que com alguma conexão com matas úmidas extensas. Mais comuns em altitudes mais baixas, mas pode ser encontrado até 1.250m.
* Marantz, C. A., Aleixo, A., Bevier, L. R., Patten, M. A. (2003). Family Dendrocolaptidae (Woodcreepers). Pp. 402-403 in: del Hoyo, J., Elliott, A., & Christie, D. A. eds. (2003). Handbook of the Birds of the World. Vol. 8. Broadbills to Tapaculos. Linx Edicions, Barcelona.